top of page

BIOGRAFIA

Natural de Porto Alegre, RS, Paulo Roberto Balbão Oliveira é Bacharel em flauta pela Faculdade de Música da FITO e atua profissionalmente como flautista, saxofonista e “wind-sintetista” desde 1977.

Desde então tem transitado tanto no âmbito erudito atuando junto a orquestras sinfônicas (Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica do Estado de S.Paulo e Orquestra Sinfônica Municipal) como na música popular, participando em shows e  gravações de artistas como: Belchior, Wanderléa, Ronnie Von, Johnny Alf, The Platters, Peri Ribeiro, Luli e Lucina, Bibi Ferreira, Leandro & Leonardo, Sá & Guarabira, Virginia Rosa, Eugénia Melo e Castro, Ana Caram, Marcelo D2, “10.000 Maniacs” e Fábio Jr.

Atuou por diversas vezes em apresentações no exterior, destacando-se as participações no Festival Internacional de Jazz de Montreal no Canadá em 1988 e 1990, na Mostra de Música Instrumental Brasileira no Town Hall de Nova York em 1989, no Free Jazz Festival 89 em São Paulo, além de vários clubes de jazz em Los Angeles, Nova York e Montreal com o quarteto do guitarrista Olmir “Alemão” Stocker, com quem gravou os álbuns “Alemão Bem Brasileiro” (1986-Som da Gente/Happy Hour Music-EUA) e “Só Sabor” (1990-Vison Digital).

Em 2001 acompanhou o trio do acordeonista Toninho Ferragutti em uma série de shows em Portugal e em 2003 participou do Festival “Puerta de las Américas”, na cidade do México. Com este artista gravou o CD “Sanfonemas em 1998. Acompanhou a cantora e violonista Ana Caram em sua turnê no Japão em 2002, com shows no Festival de Jazz de Kotchan em Hokaido e na casa de jazz Motion Blue em Yokohama.

Junto à Orquestra Popular de Câmara do pianista Benjamim Taubkin participou em 2003 de turnê pela Alemanha, Espanha e Bélgica, em importantes festivais de jazz e world music do continente europeu.

Desenvolve também atividade didática como professor de saxofone e flauta transversal. Lecionou na Faculdade de Artes Alcântara Machado da FMU de São Paulo, entre 1986 e 1993, no Curso de Difusão Cultural da ECA-USP em 2002 e, desde 2012, no projeto social Associação Filantrópica Criança Feliz em Caucaia do Alto - Cotia - SP, onde além de ministrar aulas de instrumento para crianças e adolescentes é responsável pelos arranjos do Grupo Guaçatom.

Em 2008 lançou o primeiro CD solo “Trópico de Capricórnio” (Virtual Wind) onde assina todas as composições e arranjos, além de executar o sax alto e soprano, flauta, flautim, pife, triflu, percussão, teclados e programação, priorizando a execução do “wind-synthesizer”, instrumento eletrônico de sopro. Atualmente está à frente do Estúdio Sopro Virtual, trabalhando na área de produção fonográfica de trilhas, orquestração, material didático e CDs.

033_edited.jpg
bottom of page